Vendas, pagamentos, notas fiscais de entrada, saídas, recibos, documentos contábeis, enfim, a rotina de sua empresa é repleta de dados e números que talvez não façam sentido isoladamente, mas uma análise conjunta desses dados se torna essencial para conhecer melhor o seu negócio e planejar os próximos passos.

A Zeus Automação disponibiliza informações relevantes e detalhadas de seu negócio, através de relatórios gerenciais, operacionais e financeiros, que são essenciais nas decisões diárias e de longo prazo da empresa.

 

Principais relatórios de gestão

Confira a seguir alguns dos principais relatórios de gestão que todo o empreendedor deve conhecer e analisar regularmente:

- Relatório de Faturamento: permite analisar quanto a empresa realmente fatura por mês. Esse relatório é essencial para que o gestor possa identificar quais os períodos onde há um aumento ou queda nas vendas e qual a diferença entre o lucro estimado e o lucro real da empresa.

- Relatório da curva ABC: classifica os produtos mais vendidos e/ou clientes mais representativos da empresa. É fundamental para tomar decisões como reduzir o portfólio de produtos da empresa ou criar ações de incentivo para clientes, por exemplo.

- Controle de fluxo de caixa: mostra em detalhes todos os lançamentos financeiros, de entradas e saídas. O mais importante desse relatório é criar uma rotina para lançamento das informações, seja diária ou semanal, ou no caso da existência de um Sistema de gestão - automática. Esse relatório precisa estar sempre atualizado, pois traz uma informação muito simples e essencial para a empresa: quanto há de dinheiro sobrando ou faltando.

- Contas a pagar e a receber: exibe todos os títulos que a empresa tem para pagamento e recebimento em um determinado período. Quando associado ao relatório de fluxo de caixa, o administrador terá uma visão geral da saúde financeira da empresa e ficará sabendo o que pode ser investido e quanto deve ser economizado.

- Gestão da inadimplência: você sabe dizer qual é a taxa de inadimplência do seu negócio? Quais são os seus maiores devedores e como você se comporta em relação a eles? Continua liberando crédito ilimitadamente ou faz negociações mais firmes? Os relatórios de inadimplência podem te ajudar a reduzir os riscos do seu negócio.

- Controle por categoria financeira/centro de custos: detalha os gastos da empresa por categorias ou centro de custos. É usado para identificar onde o dinheiro está sendo aplicado e se há possibilidade de melhorar a utilização do caixa da empresa, distribuindo melhor os investimentos ou eliminando gastos em categorias de baixa importância.

- Controles de estoque e insumos: uma tendência para redução de custos com estoques é manter o mínimo de estoques possível, mas sem deixar o produto faltar na prateleira. Controlar os estoques de forma eficiente seria complicado sem o auxílio dos relatórios de estoques. Os desafios são a sazonalidade, os custos envolvidos em manter estoques, a logística de entrega, os descontos por volume, entre outras coisas. Uma boa gestão dos estoques de sua empresa pode fazer a diferença.

- Metas e desempenho de vendedores/equipe: incluem vendas de vendedores/técnicos, por produto, fornecedor e marca, permitindo análises individuais, setoriais ou do negócio como um todo.

 

Com fazer tudo isso de forma rápida e fácil?

Sabemos que a rotina acelerada das empresas, bem como a dificuldade em organizar essas informações, e limitação por parte de alguns, dificulta a geração desses relatórios. Por isso a importância em se ter um Sistema de Gestão que atenda a essas necessidades.

Tenha sempre em mãos informações essenciais para seu negócio! Confira uma lista de alguns dos relatórios as soluções Zeus oferecem:

·         Vendas e recibos em formato A4 e mini (para impressora térmica);

·         Caixa Diário;

·         Faturamento de vendas;

·         Custo da mercadoria vendida (CMV);

·         Histórico de compras do cliente;

·         Duplicatas em carnê A4, mini (para impressora térmica) e formulário pré-impresso;

·         Cartas de cobrança;

·         Clientes em Atraso;

·         Emissão de Carta para Inclusão no SPC/SERASA;

·         Vendas de vendedores/técnicos, por produto, fornecedor e marca;

·         Ranking de vendedores/técnicos;

·         Positivação de Clientes pela Força de Vendas;

·         Movimentações de Estoque;

·         Estoque mínimo;

·         Posição de Estoque;

·         Sugestão de Compra;

·         Apuração de ICMS, PIS e COFINS;

·         Etiquetas de produtos;

·         Demonstração do Resultado do Exercício;

·         e muitos outros relatórios para uma visão geral de seu negócio.

 

Conheça mais sobre as soluções de gestão da Zeus e otimize os resultados da sua empresa!

Para conquistar um bom posicionamento no mercado e crescer, é fundamental que as suas decisões estratégicas sejam assertivas. Embora não exista uma única resposta para essa pergunta, uma coisa é certa: a Zeus Automação está pronta para ajudar ao seu negócio a atingir os seus objetivos.

Entre em contato com a Zeus Automação e saiba como podemos lhe ajudar: 79 3432-8350 / 99912-8350 / 99913-8350 ou http://www.zeusautomacao.com.br.

Publicado em: 09/10/2018 às 11h50
Por: Itweb