Diante de alguns contratempos como pico de energia, acidentes, danos no equipamento, vírus nas máquinas ou erro humano, os dados de um negócio podem acabar comprometidos, gerando danos incalculáveis e irreparáveis.

Por esses motivos, a segurança dos dados é importante para qualquer negócio, independentemente do tamanho e porte do mesmo. Confira a seguir, como evitar prejuízos e dores de cabeça, garantindo a proteção das informações da empresa através de uma ferramenta valiosa: o backup.

Backup, o maior aliado na segurança de dados.

Dentre as diversas formas de proteção das informações da empresa, o backup (ou cópia de segurança) é o mais seguro e recomendado. Consiste basicamente em uma ação, automática ou manual, que garante a integridade dos arquivos e configurações contidos nos sistemas. Pode ser armazenado em um HD externo, pen drive, servidores locais, serviços na nuvem, ou em serviços especializados como o Storage.

No caso de empresas que utilizam um software de gestão, o backup atua mantendo não só a integridade da sua atividade, como também possibilitando a recuperação dos dados sempre que necessário.

Uma boa estratégia de backup leva em conta contingências como roubo de equipamentos, incêndios, defeitos, etc. Por isso é recomendável armazenar os backups em um local diferente dos dispositivos que contém os dados originais. Justamente por isso, alguns softwares de gestão adotam táticas específicas pensadas exatamente na garantia da segurança da informação dos seus usuários, a exemplo do Zeus Gestão, onde você pode fazer o backup a partir do próprio servidor e de qualquer terminal. Além disso há a possibilidade de fazer uma cópia adicional em um dispositivo diferente, aumentando assim a segurança.

 

Dicas de como manter os dados da empresa em segurança.

1. Mantenha sempre o antivírus e aplicativos atualizados.

2. Mantenha os equipamentos sempre em bom estado de funcionamento.

3. Altere as senhas periodicamente.

4. Cuidado com os links que recebe por e-mail ou mídias sociais.

5. Verifique se o site do banco é realmente o oficial.

6. Crie uma rotina periódica para o backup, preferencialmente diariamente.

7. Delegue um responsável pela execução do backup. Caso o mesmo entre em férias, defina um substituto para a função.

8. Certifique-se que a rotina de backup está funcionando.

9. Se o backup do sistema for realizado na própria máquina, guarde uma cópia em algum dispositivo de armazenamento externo, como pen drive ou HD externo.

10. Uma alternativa ao armazenamento da cópia em dispositivo externo é o armazenamento em nuvem. Existem alguns serviços grátis na internet e que dispõem de espaço suficiente para armazenar com segurança uma boa quantidade de dados.

11. Mantenha mais de um backup armazenado. No caso de algum dos backups ter sido corrompido ou danificado, uma cópia mais próxima do dia escolhido poderá ser uma alternativa para a restauração dos dados.

Como fazer o backup dos dados dos dados do sistema de gestão?

O Zeus Gestão possui uma ferramenta de backup segura e rápida, permitindo a garantia da segurança de toda a atividade da empresa em poucos passos.

Confira no link a seguir como o backup deve ser realizado no Zeus:

http://ajuda.zeusautomacao.com.br/Home/SelectDetails/52/Gerar-ackup-do-sistema-Zeus-Gest%C3%A3o

 

Entre em contato com a Zeus Automação: 79 3432-8350 / 99912-8350 / 99913-8350 ou http://www.zeusautomacao.com.br e agenda já uma demonstração.

Publicado em: 18/12/2018 às 13h17
Por: Itweb