Você sabia que é possível responder mensagens automaticamente pelo WhatsApp? Além disso, outro recurso interessante do aplicativo é a possibilidade de enviar em poucos toques informações sobre um produto ou serviço, com foto, preço, detalhes e link direto para pagamento. Confira alguns dos recursos do WhatsApp Business e como ele pode ser o diferencial para o seu negócio nesse período de pandemia e transformação digital.

 

Olá, sou o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão oficial do aplicativo WhatsApp desenvolvido para pequenas empresas. Antes de ativar os recursos de mensagem automática e catálogo de produtos é preciso que baixe o aplicativo gratuitamente na App Store ou Google Play.

Depois é só seguir os passos recomendados no aplicativo instalado. Caso deseje migrar todas as suas conversas do antigo WhatsApp pessoal, esse tutorial ensina passo a passo como realizar: https://canaltech.com.br/redes-sociais/como-mudar-conta-whatsapp-para-comercial-business/

 

Configurando respostas automáticas no WhatsApp Business

Esse recurso permite se comunicar em tempo integral com os seus clientes, otimizando o seu tempo e impedindo que você perca algum cliente por falta de contato.

É possível configurar mensagens de ausência, programadas para responder o cliente enquanto o seu estabelecimento estiver fechado; mensagem de saudação, respondendo o cliente que entrou em contato com o seu negócio pela primeira vez; e respostas rápidas, que permitem enviar textos através de atalhos que você mesmo determina.

 

Mensagem de ausência

·         Toque no ícone de menu no canto superior direito da tela.

·         Vá em “Configurações”, “Configurações da Empresa” e depois em “Mensagem de Ausência”.

·         Ative a opção “Enviar mensagem de ausência” e toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para digitar sua resposta automática.

·         Por fim, é só salvar, no canto superior direito.

·         A mensagem de ausência obedece aos horários de funcionamento de sua empresa que são cadastrados logo após a instalação do aplicativo.

 

 

Mensagem de saudação

·         Novamente em “Configurações da Empresa” toque em “Mensagem de saudação”.

·         Ative a opção “Enviar mensagem de saudação” e toque no ícone de lápis para editar o texto.

·         Por fim, é só salvar sua resposta automática.

 

Respostas rápidas

·         Em "Configurações da Empresa " toque em " Respostas rápidas", e depois em Adicionar (+).

·         Insira o texto ou anexe a mídia para a resposta rápida. Defina um atalho de teclado para a resposta rápida com palavras-chave para localizar rapidamente.

·         Exemplo. Para a mensagem automática “Agradecemos por utilizar nossos serviços! Esperamos trabalhar com você novamente em breve.”, você pode definir o atalho “/obrigado”.

·         De volta na tela das respostas rápidas, você pode tocar no ícone “+”, no canto inferior direito da tela, para adicionar quantas respostas quiser.

 

Inserindo um catálogo de produtos no WhatsApp Business

·         Toque no ícone de menu no canto superior direito da tela.

·         Vá em “Configurações”, “Configurações da Empresa” e depois em “Catálogo”.

·         Toque em "Adicionar produto ou serviço".

·         Insira fotos e outras informações sobre produto ou serviço e pressione "Salvar". Voltando à tela inicial do catálogo, toque em "+" e repita o procedimento para cadastrar outros itens. Se você possui uma loja virtual, é possível já deixar o link do produto no campo que leva a compra do mesmo.

·         Para enviar as informações de um produto ou serviço do catálogo em conversas, pressione o ícone do clipe e toque em "Catálogo". Por fim, selecione os itens desejados e toque sobre o botão de envio.

 

 

 

Pronto! Agora é aproveitar para cadastrar um catálogo no perfil comercial da sua empresa no WhatsApp Business e fazer negócios online, um dos diferenciais nesse momento de pandemia e isolamento social.

 

Leia também: Meios de pagamento digitais são aliados em momentos de isolamento social

 

Que tal, gostou das dicas acima? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para inspirar outros empreendedores! Acompanhe a Zeus nas redes sociais e saiba mais novidades sobre soluções para pequenos negócios e muito mais: Facebook e Instagram.

Publicado em: 26/05/2020 às 12h40
Por: Itweb


; ;