Após o cliente sair de sua loja ou assinar o contrato, você apenas o deixa ir embora? Caso sua resposta seja sim, sua empresa pode estar cometendo um grande erro. A venda não termina quando o cliente assina um contrato, ou quando leva um novo produto para casa, a venda simplesmente não termina.

Depois que o cliente comprou, ele precisa continuar comprando, seja para adquirir um novo produto ou para não cancelar um serviço. É aí que entram as estratégias de pós-venda, algo fundamental no processo de venda e relacionamento com o cliente.

 

A importância do pós-venda

Qualquer ação após a venda, seja um e-mail enviado com uma dica, um telefonema com uma pesquisa de satisfação, ou um WhatsApp com um cupom de desconto para a próxima compra, é considerada como uma estratégia de pós-venda.

O pós-venda é importante principalmente na retenção de clientes. Afinal, conquistar novos clientes custa muito mais tempo e investimento, do que mantê-los. E, claro, quanto mais clientes ativos, consequentemente maior o faturamento. De acordo com o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Manter o relacionamento com o cliente mostra a ele o quanto ele é importante para a empresa. Dessa forma, as chances de ele voltar a comprar, não cancelar o serviço e tornar-se um divulgador da sua marca através de elogios na internet e indicação para amigos e familiares, aumentam bastante.

Porém, você sabe como fazer um pós-venda bem feito? Confira a seguir algumas técnicas para uma retenção de clientes assertiva.

 

#01. Mostre-se disponível para o cliente

Antes de agradecer ao cliente pela compra, mostre que está disponível para o mesmo. Deixe seu telefone, seu e-mail ou algum outro canal de atendimento que ele se sinta próximo e possa contar com a sua ajuda. Não esqueça de coletar dados importantes do cliente que podem ser utilizados pós-venda, como por exemplo, data de aniversário ou telefone para envio de promoções e campanhas.

Por fim, é hora de enviar um e-mail ou mensagem de agradecimento pela compra, dizendo-lhe que, com certeza, fez o melhor negócio escolhendo sua empresa e reforçando os canais de atendimento em caso de dúvida ou algum eventual problema.

 

#02. Entre em contato com o cliente e peça um retorno sobre a venda

O retorno, ou feedback, do cliente sobre o produto ou serviço adquirido traz uma opinião rica em informações para o vendedor e empresa. Serve como referência para avaliar a utilidade do serviço ou produto, o grau de satisfação, o custo-benefício e muito mais.

O recomendado é entrar em contato com o cliente uma semana após a compra ter sido entregue ou o serviço ativo. Faça perguntas sobre a sua experiência com o uso, se possui alguma dúvida na utilização ou algum problema durante o uso.

Certifique-se de que o produto ou serviço cumpre o prometido, se houve alguma falha na entrega, se está satisfeito com o prazo e etc. Enfim, deixe o seu cliente perceber que está sendo tratado com atenção e conquiste a confiança dele.

Aproveite para relatar essas opiniões em algum sistema que possa consultar os dados posteriormente para melhoria nos produtos ou processos de venda.

 

#03. Hora de voltar! Ofereça descontos

Oferecer descontos e promoções exclusivas é uma excelente estratégia de pós-venda. Calcule o período ideal para voltar a entrar em contato com o cliente, conforme o tipo de produto ou serviço que você oferece, e entre em contato com uma mensagem personalizada. Essa técnica pode ser aplicada também em datas comemorativas, como o aniversário do cliente, Black Friday, aniversário do estabelecimento e tantas outras.

Chame o cliente pelo seu nome e fale que lembrou dele. Ofereça cupons de descontos com datas limitadas. Caso seja possível, agregue um brinde. Brindes e “mimos” tendem a gerar divulgação de fotos nas redes sociais, transformando o seu cliente em verdadeiro fã e defensor da marca. Seja criativo, fuja das canetas e chaveiros, e garanta que o seu brinde seja inesquecível para ele.

 

 

#04. Seja ágil no atendimento

Lembra que você forneceu seus canais de atendimento logo acima? Caso o cliente entre em contato por algum desses, jamais deixe-o por muito tempo sem resposta. Responda o quanto antes a sua mensagem de forma educada e cordial.

 

#05. Nutra o relacionamento

Mantenha disponível para o seu cliente dicas e conteúdos sobre os produtos que que possam o ajudar em seu dia a dia. Seja tanto dos produtos e serviços que você oferece, como dicas do cotidiano. Para isso, utilize de canais como Blogs, E-mail Marketing e Mídias Sociais. A ideia é mostrar que a sua empresa está sempre pensando no consumidor.

 

#06. Divulgue lançamentos para os atuais clientes

Ofereça ofertas e lançamentos exclusivos para os seus atuais clientes. A exclusividade é um dos elementos básicos para a fidelização. Fazer ele sentir-se diferentes dos demais consumidores o deixa ciente de que ele é especial, transmitindo assim uma relação além do comercial.

Já percebeu como a Apple e Nike utilizam bastante essas estratégias?

 

#07. Vá em busca dos clientes inativos

Busque em seus dados clientes que há muito tempo já não compram de você. Ofereça condições exclusivas para o retorno, como descontos, lançamentos e brindes. Mostre que sente a sua falta e que gostaria de tê-lo de volta.

 

Hora de colocar em prática!

Que tal, pronto para colocar em prática as dicas acima e encantar os seus clientes? Aplique o pós-venda em seu negócio e comente em nossas mídias sociais como foi a sua experiência e o retorno dessas estratégias. Aproveita para compartilhar com amigos e familiares essas dicas para que eles possam aplicar também nos seus negócios.

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/zeusautomacao/

FACEBOOK - https://pt-br.facebook.com/zautomacao/

Publicado em: 19/07/2021 às 16h51
Por: Itweb


; ;