O WhatsApp continua sendo um dos aplicativos utilizados por milhões de brasileiros diariamente. Essa ferramenta pode ser um poderoso aliado do seu negócio para impulsionar as vendas e otimizar o atendimento. Quer saber como transformar o seu WhatsApp em uma poderosa máquina de vendas? Confira as dicas a seguir.

#01. Transforme o seu perfil em Comercial

O primeiro passo é instalar o WhatsApp Business. A versão comercial do aplicativo oferece diversas funcionalidades voltadas diretamente para negócios. Configure o seu perfil com a marca de sua empresa, horário de funcionamento, mensagem de boas-vindas, resposta automática em horários que o estabelecimento esteja fechado, respostas rápidas, localização, endereço e site.

#02. Utilize a função catálogo

Desde 2018 que a versão WhatsApp Business implementou essa função para suas contas comerciais. Através do catálogo seus clientes poderão ver produtos disponíveis na loja, com descrição, foto e valor. Ou seja, é uma vitrine disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

#03. Crie listas de transmissão e não grupos

É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. A vantagem da lista é que a interação com o cliente fica privada, sem a exposição para outros clientes. Para criar a lista utilize sua base de dados com os contatos de seus atuais e potenciais clientes. Caso deseje, agrupe e organize as listas conforme o perfil de cada cliente.

#04. Envie somente conteúdo relevante

Após a lista de transmissão criada, envie somente conteúdos que venham a agregar o seu negócio e estreitar o relacionamento com o cliente. Além do envio de algumas ofertas, busque enviar alguns conteúdos interessantes, como por exemplo uma dica sobre produtos que você comercializa.

#05. Dedique-se ao atendimento

Um dos maiores erros nas empresas é a demora na resposta ao cliente. Normalmente os clientes desejam uma resposta rápida, e quando há essa demora ele pode já estar comprando em outro local ou ter desistido da compra. É o popular “a venda esfriou”. Portanto, treine um colaborador para que esteja sempre atento ao WhatsApp.

#06. Utilize o WhatsApp Web

A versão de WhatsApp para o computador costuma ser mais rápida para agilizar as respostas e gerenciar as listas de transmissão. Faça o teste e veja em qual versão, computador ou celular, você terá mais habilidade.

#07. Divulgue o seu contato

Trabalhe ao máximo a divulgação do WhatsApp da sua empresa e solicite aos clientes para adicionarem aos seus contatos. Coloque o seu WhatsApp no máximo de material que puder: cartões, embalagens, postagens em redes sociais, contatos do perfil das redes sociais, site, outdoor e etc.

#08. Personalize o atendimento a cada cliente

Cuidado com o excesso de mensagens copiadas e coladas. Chamar o cliente pelo nome, responder de forma gentil e manter uma cordialidade personalizada aumenta as chances de venda e de retorno desse cliente. Caso lembre-se de algo sobre o cliente, como por exemplo sobre a compra que ele realizou, trabalhe também essa informação para que o relacionamento com ele fortaleça ainda mais.

#09. Crie um cronograma de mensagens

Envie mensagens em horários e dias estratégicos. De nada adianta enviar a mensagem fora do horário de expediente ou muito próximo do expediente encerrar. Defina dias e horários para cada tipo de conteúdo. Diferencie também as mensagens de clientes atuais e novos clientes, afinal cada um está em um estágio de compra diferente em seu negócio.

#10. Aproveite o status do WhatsApp para divulgar uma informação importante

O status do WhatsApp é uma ferramenta semelhante aos stories do Facebook e Instagram, com postagens que desaparecem após 24 horas. Utilize-o para divulgar informações importantes, tais como promoções e ofertas. Assim, mesmo que a pessoa não tenha visto ou não participe das suas listas de transmissão, e tem o seu contato, pode acabar vendo o conteúdo postado.

#11. Demonstre profissionalismo

Lembre-se, o WhatsApp comercial é uma ferramenta profissional e exige profissionalismo. Para tal, evite que esse seja o seu número pessoal. Separe o seu número pessoal do comercial. Já nas conversas, evite muita informalidade e invasão de privacidade com o cliente. Converse com ele como se estivesse fisicamente em sua loja.

#12. Treine sua equipe

Treine os colaboradores que irão realizar as vendas e atendimento pelo WhatsApp. Certifique-se de que todos irão seguir os processos padrões e, assim, evitar algum tipo de reclamação por mal atendimento.

#13. Vai enviar áudio? Seja breve

Mesmo com a funcionalidade de escutar áudios no WhatsApp em até 2x, muitas pessoas não gostam de áudios longos, com mais de um minuto. Seja o mais breve e objetivo possível com o cliente.

#14. Organize um banco de imagens

Para otimizar o atendimento prepare um banco de imagens nos dispositivos que irão utilizar a ferramenta. Separe as fotos dos seus produtos divididos em pastas ou etiquetas separadas por categorias. Isso agiliza bastante na hora da busca da informação para o envio.

#15. Ouça o cliente e solicite feedbacks

Apesar de antiga, a regra ainda é excelente: o feedback é essencial para o seu negócio. Solicite do seu cliente feedback sobre sua última compra ou atendimento. Pergunte a ele como foi a experiência, se ele tem um ou mais pontos positivos ou negativos a serem apresentados, se há alguma dúvida na utilização do produto ou serviço e etc.

Não se assuste com as respostas e nem seja indelicado com alguns pontos negativos que possam vir a serem apontados pelo cliente. Faça uma documentação dessas informações e avalie com a equipe responsável como fortalecer ainda mais os pontos positivos e trabalhar na melhoria dos pontos negativos.

Que tal, pronto para transformar o seu WhatsApp em uma poderosa ferramenta de vendas?

A Zeus torce bastante que você consiga aumentar as vendas do seu negócio com as dicas acima. Além dessas, existem bastante dicas de como vender mais online através de outros canais, como as redes sociais e loja virtual. Escolha quais ações se adequam ao seu negócio e ponha em prática assim que estiver tudo pronto para a execução.

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