Adotar um sistema de gestão traz uma série de benefícios para as empresas, tais como otimização dos processos, maior aproximação e integração entre os setores, gestão de risco mais eficiente, indicadores para tomada de decisão, aumento da produtividade e otimização nos resultados do negócio.

No cenário atual, para que uma empresa mantenha-se no mercado de forma competitiva e viável, é preciso adotar soluções que atendam a uma gestão completa e eficiente, e a tecnologia da informação vem exatamente para facilitar esse processo.

Através de sistemas de gestão, como os ERP – Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento dos recursos da empresa”; ou CRM – Customer Relationship Management ou “Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente”, é possível contemplar essa necessidade por soluções que otimizem a gestão do negócio. Uma das áreas contempladas pelo ERP e CRM é a automação comercial.

E por falar em automação comercial…

A automação comercial é a aplicação de métodos e ferramentas visando automatizar processos da empresa para melhorar a eficiência nas vendas, controle interno, atendimento, entre outros. Através dos softwares de automação comercial é possível otimizar algumas atividades que seriam feitas manualmente.

Normalmente o ERP costuma atender ao setor comercial da empresa em suas necessidades diárias. Porém, em empresas maiores ou com necessidades específicas, o uso de CRM acaba se tornando necessário no setor comercial.

Por que adotar um sistema de gestão e automação comercial?

Vamos elencar em 5 boas razões porque a sua empresa deve adotar agora um sistema de gestão que venha a melhorar o gerenciamento empresarial e gestão comercial.

1. Melhoria no atendimento

Cada cliente possui um cadastro no sistema com os seus dados e histórico de compras. Através desses dados é possível analisar cada cliente e oferecer uma oferta, condição de pagamento ou desconto conforme uma análise dos seus registros. Dessa forma, a possiblidade de fidelização do cliente torna-se muito maior.

2. Aumento na produtividade e eficiência

Ter um sistema que automatiza processos e com todos os dados rapidamente acessíveis e de forma segura, possibilita a equipe de trabalho a ter mais tempo disponível para realizar outras tarefas da empresa. Dessa forma, há um aumento na produtividade e eficiência, bem maior satisfação do colaborador e cliente.

3. Redução de custos

A tecnologia dos sistemas de automação nos permite economia de tempo e outros recursos, como papéis, canetas, outros itens de papelaria, combustível, telefone e etc. Além disso, a eficiência dos processos permite ao negócio reduzir os custos com a folha operacional, haja vista que boa parte dos processos são realizados pelo sistema automatizado.

4. Economia de tempo

Já dizia a velha expressão “tempo é dinheiro”, e economizar tempo é economizar dinheiro. Atividades antes manuais, passam a ser executadas em segundos, simplificando todo o trabalho.

5. Setores integrados

Nesse quesito as possibilidades são bem amplas. Primeiro os sistemas de automação comercial permitem que qualquer usuário da empresa tenha acesso aos dados que lhe forem liberados. E segundo que o próprio sistema organiza as informações e dados entre setores de forma automática. Exemplo: o setor de vendas não precisa consultar o setor de cobrança para saber se o cliente tem um histórico positivo de pagamento ou não. Outro exemplo, o setor de vendas não necessita consultar o pessoal de estoque para saber a disponibilidade de um item. Todos esses dados ficam visíveis para o setor de vendas.

Além das vantagens acima, outras poderiam ser citadas como: maior transparência nos dados, redução da burocracia, redução de erros humanos, sugestões de tomadas de decisões, conformidade com a legislação fiscal e posiciona melhor a empresa para crescimento. Mas não vamos detalhar essas, pois a essa altura já estamos cientes da importância de implantar um ERP em sua empresa.

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