Principais tendências e previsões de automação inteligente para 2022

O ano de 2022 começou com tudo e muitas empresas já estão com o planejamento em mãos para serem colocados em prática durante todo o ano, mas para alcançar boas metas durante o período é essencial que as empresas estejam alinhadas e atentas com as tendências de mercado. Por isso nós da Zeus preparamos algumas tendências de mercado de 2022 que irão bombar e que você e sua empresa podem adicionar no planejamento anual!

Qual a importância de inovar e estar por dentro das tendências de mercado?

A pandemia gerada pelo novo coronavírus intensificou e acelerou as tendências de mercado, que estavam previstas para acontecerem em décadas futuras. Pegou de surpresa até mesmo grandes empresas que primam por inovação e se mantêm constantemente antenadas a essas tendências.

Durante os últimos dois anos, o que se viu foi um cenário de milhares de empresas nacionais e internacionais de pequeno, médio e grande porte fechando as portas, pela falta de preparo e por não estarem atentas às tendências e possibilidades.

E com tantas mudanças bruscas, o comportamento do consumidor também passou a ser modificado, abrindo uma tendência de mercado interessante como o delivery e o home office, onde tais modalidades permanecem até hoje. Mas afinal, o que isso tem a ver com o mercado de automação comercial?

A verdade é que já existia um movimento de transformação no setor de automação, que foi acelerado com a migração dos times para o trabalho remoto. Agora, em processo de retomada, olhamos o setor de automação comercial de 2022 de uma forma diferente. Aí surge uma pergunta: será que ainda dá pra vender sem usar tecnologia?

Confira algumas tendências de automação comercial para 2022.

Chatbot de suporte ao cliente

Os chatbots são “crias” dessa evolução digital, gerados pela necessidade de estreitar relacionamentos e permitir o estabelecimento de uma comunicação imediata, ao passo que também possibilita a redução de custos operacionais e a ampliação da capacidade de resposta de empresas e organizações a usuários.

E, se por um lado algumas pessoas enxergam o chatbot como um mecanismo que substitui os humanos, por outro, eles são vistos como um exemplo da vontade humana de se livrar da necessidade de realizar tarefas repetitivas e que demandam pouca criatividade.

Em 2022 e nos próximos anos, espera-se que os chatbots para suporte ao cliente ocupem o centro do palco, à medida que mais e mais empresas os estão implantando em seus sites e aplicativos para aumentar o envolvimento do cliente. 

Adoção de Robótica

A automação com RPA consegue solucionar diversos processos repetitivos. A tecnologia tem transformado negócios, e ainda possui um alto potencial de crescimento, sendo considerada um ponto decisivo na continuidade produtiva de empresas de diversas atividades econômicas.

Em um futuro próximo, o RPA e o uso de robôs serão meios comumente utilizados por nós. Afinal, dentro de cada empresa, existem várias tarefas que podem ser automatizadas para o ganho de eficiência.

Como outras tendências em tecnologia, a automação inteligente está essencialmente removendo limites antigos do que as pessoas podem fazer. Uma área importante de crescimento são as iniciativas ousadas contínuas em automação de fábrica e inovação, que têm produzido resultados empolgantes para implantações industriais e comerciais. Os provedores de serviços estão entre os líderes em automação de tarefas robóticas, permitindo que os funcionários se concentrem mais em aprimorar a experiência do cliente.

Inteligência de processo

Inteligência de processo é como as empresas monitorarão os processos no futuro, especialmente os processos manuais. Existem muitas histórias de organizações que não estão obtendo o retorno esperado da automação. Isso geralmente ocorre porque os processos não são monitorados por um período longo o suficiente e simplesmente não são compreendidos bem o suficiente.

É aqui que entra a inteligência de processo. Ela adiciona camadas de dados e inteligência para melhorar a maneira como você monitora a integridade contínua de seus processos. À medida que os locais de trabalho se tornam cada vez mais hibridizados com trabalhadores locais e remotos, o monitoramento dos processos e da equipe se torna ainda mais importante.

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