Você ouviu falar em score de crédito? O score é uma pontuação que varia de 0 a 1000 baseado em critérios matemáticos objetivos e calculadas por órgãos de proteção ao crédito, a exemplo do SPC e do Serasa. Quanto mais próximo de 1000, maiores podem ser as chances de ter crédito aprovado no mercado. Saiba a seguir como melhorar a sua pontuação e conseguir mais vantagens na captação de recursos para o seu negócio.
Como funciona o cálculo do score?
Os órgãos de proteção ao crédito avaliam a forma como você paga as suas contas. Contas pessoas jurídicas ficam vinculadas ao CNPJ, e pessoa física ao seu respectivo CPF. Sempre que ocorrem atrasos ou não pagamentos, o CNPJ ou CPF vai para o Serasa e a pontuação diminui.
Quem consulta o seu score?
O score é consultado por bancos e demais instituições financeiras, construtoras e imobiliárias, lojas de departamento, seguradoras de automóveis e patrimônio, operadoras de internet e telefonia e financiamentos estudantis. Através da sua pontuação de crédito, você pode conseguir: empréstimos e financiamentos, cartões de crédito, contratar seguros e melhores taxas de juros.
Basicamente essas instituições acima analisam se uma pessoa ou empresa tem um risco alto, médio ou baixo de não realizar um pagamento. Quem se encontra com um score abaixo de 300 é considerado como alto risco de inadimplência. Já quem se encontra entre 301 a 700 pontos, é considerado médio risco. E, por fim, entre 701 a 1000, baixo risco de inadimplência.
Vale ressaltar que o score não é a única forma que as instituições analisam a concessão do seu crédito. Outros fatores como o histórico com instituições financeiras, suas dívidas ativas, seus documentos e suas declarações fiscais também influenciam diretamente nessa análise.
Os principais fatores que baixam o score
Dentre os principais comportamentos, merecem destaque:
· Não pagar contas em dia com o vencimento.
· Solicitar muitos cartões de crédito.
· Não ter contas no seu nome.
· Solicitar aumento do limite (valor muito exagerado).
Como aumentar o score
De acordo com o Serasa, elevar o score não se trata de uma tarefa difícil, bastando seguir as recomendações
1. Efetuar o pagamento de parcelas no prazo
Busque pagar as parcelas de seus empréstimos e financiamentos e faturas dos cartões de crédito no prazo.
2. Realizar o pagamento das dívidas pendentes
Quando você não paga suas obrigações em dia, você pode ser negativado e a sua pontuação cair. Pague suas dívidas para seu score voltar a subir.
3. Mantenha o seu nome limpo.
Estar com o nome sujo, na Serasa ou SPC contribui para que você perca pontos. Procure sempre renegociar qualquer dívida que você tenha e comece a pagá-la o quanto antes.
Nos cartões de crédito, por exemplo, se você atrasar o pagamento por muitos dias, a empresa coloca o seu nome no SPC. E, se isso acontecer com frequência, seu score tende a ficar mais baixo.
4. Tenha contas em seu nome
Se você tem mais de 18 anos e já possui renda própria, comece a colocar algumas contas em seu nome. Pode ser o telefone, a internet ou a conta de água. Isso mostra aos órgãos de proteção ao crédito que você possui renda e que tem condições de adquirir empréstimos.
5. Cartão de crédito
Cuidado para não cair na armadilha de acumular vários cartões de crédito sem necessidade. Solicitar aumento de limite também não é bem visto. O recomendado é que possua apenas um ou dois cartões de crédito com limite o suficiente para a média de suas compras. E quanto ao limite, aguarde para que a operadora do cartão entre em contato oferecendo uma proposta para aumentar o mesmo, e não você ir atrás para tal finalidade.
Saiba como consultar o seu score
Através do site do Serasa é possível consultar o seu score gratuitamente. Basta acessar: https://www.serasaconsumidor.com.br/score/, realizar seu cadastro e receber o resultado.
Que tal, gostou deste artigo? Continue a acompanhar dicas como essa em nosso blog ou mídias sociais:
BLOG – http://www.zeusautomacao.com.br/blog
INSTAGRAM – https://www.instagram.com/zeusautomacao/
FACEBOOK – https://pt-br.facebook.com/zautomacao/