Se sua empresa é do regime de lucro real ou presumido, já deve ter ouvido falar em SPED Fiscal (Sistema público de Escrituração Digital). Se ainda não ouviu falar, provavelmente seu contador é quem acaba realizando a tarefa de enviar, mensalmente, toda a escrituração de documentos fiscais e outras informações de interesse do fisco através de um arquivo digital.
Quem deve entregar o SPED: empresa ou contabilidade?
Mesmo que o seu contador esteja realizando essa tarefa, é hora de saber que a obrigação de envio do SPED Fiscal fica por conta da empresa. Através do seu sistema de gestão e automação comercial, ela quem é capaz de enviar todas as informações necessárias ao fisco, minimizando assim a possiblidade de erros, danos ou custos adicionais ocasionados pelo envio incorreto das informações.
Normalmente dois são os motivos que levam as empresas a delegarem essa tarefa para o seu contador:
a) As empresas não possuem sistemas de gestão que geram o arquivo do SPED, enquanto a contabilidade, por sua vez, pode possuir sistemas fiscais que geram esses arquivos. O problema disso é que a contabilidade pode não possuir todas as informações necessárias ao SPED. Muitas vezes, juntar todos os dados necessários é uma tarefa árdua. No fim, o SPED Fiscal se torna uma grande colcha de retalhos, levando muito tempo para conciliar os valores e validar o arquivo no PVA (Programa Validador e Assinador).
b) As empresas não possuem no seu corpo de funcionários alguém com conhecimento fiscal para realizar a escrituração dos impostos. Normalmente, as variações e exigências tributárias são conhecidos pelos contadores, mas não pelos funcionários da empresa que operam os sistemas de informação. Dessa forma, a tarefa de envio do SPED é passada para o contador, gerando os riscos citados anteriormente.
É importante ressaltar que conceber o SPED Fiscal pode gerar um custo adicional e significativo para a contabilidade, em virtude do tempo e mão de obra especializada para realizar esse trabalho.
Como a Zeus pode ajudar sua empresa com o SPED Fiscal?
Já sabemos que a responsabilidade pela geração do SPED é do contribuinte (empresa). Sabemos também que a complexidade da exigência exige uma especialização por parte da empresa, que nem todas possuem. Percebe-se, então, que o desejo de todo contador é passar a responsabilidade do SPED para o contribuinte; e o desejo de todo contribuinte é ter uma ferramenta que realizasse essa complexa tarefa de forma bastante rápida e fácil.
Para tal, o ideal é que a empresa utilize um sistema que possa realizar a geração dos arquivos SPED, como, por exemplo, as soluções da Zeus.
No caso da solução da Zeus para SPED Fiscal, o sistema se encarrega de processar todas as informações necessárias à geração do SPED para o cliente. Em poucos segundos o arquivo está pronto para ser enviado para a Secretaria da Fazenda, fazendo com que seus preciosos recursos possam ser utilizados onde realmente importa: cuidando do seu negócio.
Resolva o impasse no envio do SPED (contador x empresa) com as soluções da Zeus Automação Comercial
Diante das dificuldades com relação ao envio do SPED, colocamos as nossas soluções e equipe inteiramente ao seu dispor na resolução desse problema. Entre em contato com a Zeus Automação: 79 3432-8350 / 99912-8350 / 99913-8350 ou http://www.zeusautomacao.com.br.
Fonte: https://blog.maino.com.br/quem-deve-entregar-o-sped-fiscal-empresa-ou-contabilidade/