Qual negócio que não deseja vender mais? Aumentar o seu ticket médio? A Black Friday é uma das campanhas de vendas mais importantes do ano, como uma das melhores oportunidades para atingir esses objetivos. E, nesses meses que antecedem a data, é o momento de preparar o seu negócio e estar atento ao mercado.
No Brasil, a Black Friday acontece em novembro, e é muito aguardada, principalmente por consumidores que procuram produtos mais caros com desconto ou desejam aproveitar promoções. Aliado a isso, suas compras podem coincidir com o recebimento da primeira parcela do 13º, renda extra que lhes dão maior poder de compra.
Que tal, se preparar para atingir suas metas de venda na sexta-feira, 24 de novembro, ou até mesmo um pouco antes da data? Confira a seguir algumas dicas indispensáveis e receba um infográfico com um checklist ao final do artigo para que possa acompanhar a preparação.
Prepare-se para a Black Friday
#01. Leve a fase do planejamento à sério
Defina um cronograma antecipado para ir colocando em prática cada etapa para o período das vendas: planejamento do estoque, compra com o fornecedor, estratégias de divulgação, logística etc. Prepare também a sua equipe antecipadamente, esclarecendo as ações que serão realizadas.
O planejamento é o primeiro passo para evitar que ocorra tudo de última hora e só aumente o risco de imprevistos, como a falta de produtos, queda na qualidade de atendimento ou incapacidade em entregar os serviços.
#02. Revise a imagem de sua empresa
Lembre-se sempre que muitos dos clientes buscam informações sobre a sua empresa nos meios digitais: Google, Facebook, Instagram, Youtube, Reclame Aqui, etc. Revise como anda a imagem de sua empresa e os dados da mesma. Reveja todos os dados de contato, endereços e demais informações nesses canais.
#03. Esteja presente em vários canais
Após a revisão da presença digital de seu negócio, é hora de avaliar em qual canal o seu público-alvo está. Se ele é mais conectado, promova as suas ofertas e campanhas nas redes sociais e trabalhe as vendas pelo WhatsApp.
#04. Avalie a possibilidade de vendas on-line
Além das vendas pelo WhatsApp, avalie a possibilidade de vendas em outros canais digitais. Alguns dos canais mais utilizados são: Loja Virtual própria, Facebook Marketplace, Instagram Shopping, Mercado Livre, OLX, Shopee, Marketplaces como Magazine Luiza ou Amazon, e tantas outras opções online. Avalie dentre todas essas e demais opções, quais delas o seu negócio consegue se adequar e utilize-as para expandir e aumentar o alcance de suas vendas.
#05. Crie campanhas visualmente atrativas
Seja para a divulgação no meio digital ou físico, trabalhar bem visualmente a campanha Black Friday poderá torna-la mais atrativa e chamar ainda mais a atenção do cliente. Estudos comprovam que design gráfico vai muito além de uma imagem e pode passar, não somente informação, como também despertar emoções. Ou seja, uma boa imagem visual, pode gerar uma excelente venda.
#06. Faça o seu atendimento encantar o cliente
Imagina a experiência do cliente que não somente teve um excelente desconto aliada a um atendimento perfeito? Nem sempre o desconto valerá a pena se o atendimento deixar a desejar. Assim, treine a sua equipe para um atendimento humanizado e que não somente ofereça o que o cliente deseja, como também possa superar as suas expectativas.
#07. Ofereça as melhores formas de pagamento
Facilite as formas de pagamento para os seus clientes. Veja o máximo de parcelas que poderá oferecer, sem que comprometa o seu fluxo de caixa. Ofereça também formas práticas de pagamento, como o Pix, link de pagamentos, QR Code, pagamentos on-line etc.
#08. Capriche nas entregas
Caso trabalhe com entrega, entenda que a tendência será o aumento nas demandas. Assim é preciso analisar e se preparar para esse aumento. Além disso, estude formas de utilizar a entrega também como uma oferta ou atrativo, como: descontos no frete ou até mesmo frete grátis.
#09. Acompanhe os resultados das suas vendas
Caso tenha iniciado a sua Black Friday antes do tempo, é possível realizar alguns ajustes durante o período da vigência promocional. Acompanhe as suas vendas para avaliar se as estratégias estão trazendo resultados positivos ou não. Caso haja algum ponto que esteja prejudicando as vendas, faça rapidamente os ajustes necessários e continue a acompanhar os números.
#10. Não esqueça do pós-venda
A Black Friday pode até ter uma data definida, mas o seu relacionamento com o cliente não. Mesmo após o período promocional, manter o relacionamento com o cliente garantirá ainda mais a sua fidelização.