Planejar o controle financeiro é essencial para manter os objetivos empresariais nos trilhos corretos. Mas, mais do que planejar, é de extrema necessidade controlar as finanças. A concorrência do comércio é alta, erros podem custar caro e cálculos equivocados podem ser fatais para a sobrevivência do negócio.

No comércio varejista a realidade deve ser ainda mais inspecionada. O gerenciamento de varejo é mais segmentado, sendo necessário, por exemplo, atenção para com a parte logística, como a rentabilidade dos estoques, precificação dos fretes, etc. Na parte financeira, quanto mais os números forem assertivos, maiores as chances de aumentar o número de negócios e de vendas.

Porém, para finalizar o mês de modo financeiramente estável, é preciso estudar e pôr em prática determinadas ações administrativas como: planejamento, direção e avaliação, além de driblar os erros mais comuns entre varejistas de pequeno porte, destacados a seguir.

1. Misturar contas pessoais com as da empresa: esse é um dos erros mais recorrentes no varejo brasileiro, principalmente em pequenas empresas familiares, em que as ações, muitas vezes, são baseadas em costumes e achismos perpetuados e não em técnicas de gerenciamento.

As consequências desse comportamento é visto mais facilmente a longo prazo, pois é com o passar do tempo que se mostra como o hábito de retirar o dinheiro do caixa para uso pessoal cria uma bola de neve, perdendo o controle financeiro da empresa.

A solução para esse problema é investir em tecnologia de gerenciamento. Um Software de Gestão, como o Zeus Automação Comercial, por exemplo, é útil para tornar os gastos visíveis, ressaltando o que é custo, despesa e o que deve ser reservado.

2. Não registrar as operações: registrar todas as operações financeiras, é essencial para se ter transparência sobre o uso consciente das finanças. Quando se tem controle sobre as finanças, o varejo consegue se sustentar, o que evita a necessidade de futuros pedidos de empréstimos e financiamentos, que aumentam os custos da empresa.

Estar consciente e informado acerca de todas as operações financeiras da sua empresa é estar no controle dos planos traçados no planejamento, os mantendo ou os adequando para um melhor gerenciamento.

O gestor pode começar a registrar as operações financeiras de forma simples, anotando o que entra e sai diariamente, semanalmente e, quando estiver com mais prática e confiança, mensalmente.

3. Não ter controle do estoque: o estoque é o segmento mais delicado do comércio, pois a reposição de mercadorias nas gôndolas e prateleiras depende desse controle.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, realizada com comércios da área, a maior fonte de perdas no comércio varejista brasileiro é o rompimento de estoque, quando os produtos faltam nas prateleiras, que se une ainda à quebra operacional, situação em que há produtos no estoque, mas que não podem ir para as prateleiras por estarem vencidos ou apresentando algum defeito.

É analisando o estoque que se consegue analisar se as vendas estão sendo suficientes, gerando lucratividade. É essencial ter controle e consciência do estoque, além de saber quais são as mercadorias com mais giro e aquelas que demoram mais para serem repostas.

4. Não controlar o fluxo de caixa: o caixa é o ponto central das movimentações de recursos, por isso é essencial atenção a todas as operações que entram e saem dele, ou seja, ao fluxo de caixa.

Como ajustar o controle financeiro no varejo

Para gerenciar as finanças de uma empresa de forma assertiva, é necessário comprometimento, tempo e testes. Para isso, um aliado que deve fazer parte da gerência de qualquer empresa, é a tecnologia.

A adoção de um Software de Gestão como o Zeus, oferta agilidade e praticidade para a empresa e seus clientes.

Além de transformar os processos comerciais, a tecnologia eleva sua empresa a um patamar moderno e criativo, que tem como pauta a solução de problemas. São essas parcerias que fazem a diferença entre negócios que prosperam e os que sobrevivem.

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