Historicamente a humanidade desenvolve ferramentas e estratégias para aumentar a facilidade e a praticidade das tarefas diárias, investindo em trabalho intelectual e diminuindo a dependência da força de trabalho manual. Esse processo começou, de forma mais acelerada, com Revolução Industrial, no início do século XVIII, e é uma característica contínua.

Os processos de modernização sempre estão atrelados à força intelectual humana. Desde a concepção de projetos e ferramentas, por exemplo, até a sua distribuição e massificação no mercado, há a presença de homens e mulheres trabalhando junto às tecnologias.

Por tal motivo, é comum identificarmos cargos e tarefas que tiveram seu processo de trabalho modificado, devido às ferramentas tecnológicas. Um exemplo é o força de vendas, que na área comercial é definido por um grupo de profissionais altamente qualificados, que alinham-se para potencializar as vendas.

Automação de Força de Vendas: o pilar de grandes empresas

A força de vendas é mais comum em grandes empresas e distribuidoras, as quais possuem vendedores e representantes comerciais externos de seus produtos e serviços. Sem a presença da tecnologia, estes profissionais, responsáveis por maximizar vendas, precisam de mais tempo e dinheiro para bater a sua meta financeira.

Vamos exemplificar um processo de vendas em uma distribuidora aleatória que não faz uso de automação em seus processos comerciais. Nesta empresa, há uma equipe de força de vendas formada por 100 representantes. Estes, quando precisam de uma remessa de mercadoria, fazem todos os pedidos através de e-mail ou pior, fazem a solicitação através de uma foto pelo whatsApp.

Se analisarmos o fato de que esse processo se repete a todo momento, as chances de surgir erros na distribuição desses pedidos é grande, pois as ferramentas utilizadas não são as necessárias para tal procedimento. Uma foto enviada pode não estar nítida, as informações podem não estar legíveis, o número de mensagens recebidas pode ser grande e os e-mails podem conter erros de digitalização. Além disso, na hora da compra, o vendedor não sabe se há estoque disponível ou o preço do produto no exato momento da compra.

Além disso, o ato de tirar uma foto e encaminhar para o whatsApp da empresa, ou de escrever um e-mail, debita um tempo gasto pelos representantes comerciais e também pela equipe do financeiro que recebe tais pedidos. No comércio, perder tempo é perder dinheiro, e nenhuma empresa, gerenciada por pessoas conscientes, objetiva essa situação.

Por estes e outros prejuízos, que a automação de força de vendas é tão necessária dentro de empresas que realizam vendas externas. O uso deste software é um grande aliado no cotidiano de gestores e vendedores que já se conscientizaram que investir em tecnologia é mais rentável que permanecer com procedimentos antiquados.

Zeus Pedidos: software de automação de vendas da Zeus Automação Comercial

O software de força de vendas é essencial, pois reúne todas as informações disponíveis sobre os produtos ofertados. Com o Zeus Pedidos, nosso software de automação de força de vendas, é possível emitir pedidos, consultar clientes e seus históricos, produtos, estoque, preços e etc, tudo isso sem a necessidade de conexão com a internet (offline).

Estas informações são armazenadas em um aplicativo Android no celular ou tablet do vendedor, que é integrado com o sistema central da empresa. Se feito de modo offline, todo o processo é sincronizado com o Zeus Gestão Comercial após a reconexão com a rede, fazendo com que o financeiro tenha acesso imediato aos pedidos realizados.

Assim, o representante comercial pode acessar todos os detalhes de produtos, de onde estiver, online ou offline. As mesmas informações podem ser acessadas pela equipe da área financeira da empresa. Além dos benefícios citados acima, há outras variadas facilidades que a automatização da força de vendas traz para as empresas. Dentre eles, destacam-se os principais:

1. Agilidade

Com a sincronicidade entre os processos feitos através do aplicativo pelos vendedores externos e o recebimento destas informações pelo financeiro da empresa, a velocidade e registro de vendas, há agilidade e economia de tempo.

2. Diminui o trabalho

Com a automação, elimina-se a necessidade de ter que digitar e registrar os pedidos feitos pelos vendedores no sistema interno da empresa.

3. Histórico do cliente

Com a automação, torna-se possível analisar a quantidade comprada nas últimas vendas e traçar estratégias para aumentar o número de itens comprados pelo cliente; verificar quais produtos estão sendo comprados e quais não estão; personalizar preço e descontos, estreitando as relações com os seus clientes.

4. Positivação de clientes

Com o histórico de vendas, torna-se possível analisar se o cliente está ativo na empresa, realizando compras e mantendo contato. Com esta ferramenta, você terá controle e saberá de forma assertiva o que é preciso melhorar para aumentar os ganhos.

5. Geolocalização

A automação de força de vendas possibilita o monitoramento dos vendedores por meio da localização dos aparelhos. A partir da geolocalização você sabe se o seu vendedor está realmente visitando clientes ou realizando os pedidos apenas por ligação.

6. Controle de estoque

A automação de vendas possibilita acessar o estoque dos produtos em tempo real. Assim, é possível saber quantos itens estão disponíveis na empresa e, em caso de falta, sugerir os produtos substitutos e não perder a venda.

7. Logística de entrega

Com a eliminação da necessidade de digitar no sistema da empresa os pedidos de produtos feitos pelos vendedores, você diminuirá os erros e, consequentemente, diminuirá também o custo de logística com produtos enviados errado.

8. Relacionamento

A automação da força de vendas oferece informações importantes para que você melhore o seu relacionamento com o cliente, através da obtenção e análise de dados. Assim, torna-se possível sugerir de forma personalizada as soluções que os clientes precisam, como negociação de prazos e preços.

9. Digitalização

Por fim, a digitalização oferta agilidade e praticidade para a empresa e seus clientes. Isso, além de transformar os processos comerciais, eleva sua empresa a um patamar moderno e criativo, que tem como pauta a solução de problemas.

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