O estoque tem um papel importante para o sucesso do negócio, independente do seu porte ou segmento de mercado. Uma boa gestão de estoque pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo de uma empresa.
Quando não há uma um gerenciamento de estoque diversos problemas podem ser gerados, culminando não somente em prejuízos, como também aumentando o risco de falência para o negócio.
Para evitar isso, vamos falar sobre os principais erros do gerenciamento de estoque que são mais comuns e que devem ser evitados, bem como algumas dicas de gestão que você pode começar a aplicar ainda hoje. Confira a seguir:
#01. Não realizar o controle de estoque
O primeiro, e mais importante passo para uma boa gestão de estoque é registrar a entrada e a saída das mercadorias. Dessa forma o seu negócio começa a ter indicadores que ajudarão na tomada de decisões, além de uma visão mais dinâmica da sua empresa.
Por exemplo, através do controle de estoque é possível saber quais os produtos os seus clientes mais gostam e mais vendem, bem como identificar aqueles que estão há muito tempo parados nas prateleiras. E quando se fala em mercadoria parada, logo se traduz em dinheiro parado para o negócio.
A dica é registrar as entradas e saídas dos produtos e gerar relatórios periódicos para análise dos dados. É muito importante também realizar o inventário pelo menos uma vez por ano, pois evita que os números do estoque registrado sejam reais e iguais ao que consta nas prateleiras.
#02. Acumular produtos que não vendem
Como dito acima, mercadoria parada é dinheiro parado também, ou até mesmo perdido quando se há uma data de validade.
Com o controle de estoque é possível analisar e focar nos produtos que mais vendem, principalmente quando o negócio possui um mix de produtos variados. É possível também avaliar os produtos que mais vendem conforme um determinado período ou data comemorativa.
Aliado a isso, uma boa precificação lhe dará uma visão do lucro por produto. Assim, além do volume de vendas é preciso analisar se o produto, mesmo vendendo bem, está trazendo lucro para o negócio, e caso contrário, corrigir o preço o quanto antes.
#03. Comprar além do necessário
Adquirir produtos com um volume acima da capacidade de venda irá desequilibrar suas finanças. Vamos realizar um comparativo com as suas compras pessoais.
Você costuma comprar para a sua casa 1kg de açúcar por mês. Mas de repente, nesse mês você resolveu comprar 3kg por conta da promoção. Imagina agora se você faz isso também, no mesmo mês, para o arroz, feijão, café, sal, e etc.? Abre-se um leque de possibilidades: terá de consumir mais rápido por conta da validade, ou pagar a fatura das compras acima do seu orçamento mensal, e tantos outros danos que podem surgir no seu orçamento familiar.
Bem assim é nos negócios, com uma boa gestão do estoque é possível definir estoque mínimo e estoque máximo, garantindo assim ter somente o necessário para um determinado período.
#04. Deixar faltar produtos
Em contrapartida, deixar os itens sempre, ou até mesmo abaixo, do estoque mínimo é um alto risco para que ele falte. E isso é mais grave ainda quando a falta é dos produtos mais vendidos.
Isso pode gerar até a perda do cliente para a concorrência, que acaba o conquistando pela disponibilidade do item para ele.
Além disso, o cliente pode gerar um impacto negativo em sua marca, ao propagar a informação de que procura o produto na sua empresa e nunca o encontra.
#05. Não ter um bom sistema de gestão de estoque
Realizar processos de gestão de estoque de forma manual ou com sistemas que não o realizam de forma correta também só gera danos ao negócio.
Um bom sistema que realize diversas funções integradas, dentre elas o controle de estoque será um dos maiores aliados para o sucesso do seu negócio.
O Zeus Gestão é um sistema de gerenciamento empresarial que oferece tanto essa funcionalidade como muitas outras, como controle financeiro e vendas, emissão de notas. Assim, todos os setores podem se comunicar de forma adequada.
Quanto ao controle de estoque, o Zeus Gestão traz em suas funcionalidades:
- Informações precisas e detalhadas no momento da venda;
- Controle de estoque mínimo;
- Sugestão de compra;
- Apuração de Custo de Mercadoria Vendida (CMV);
- Reserva de estoque;
- Conversão de unidades de medida;
- Sugestão de preço;
- Inventário;
- Balanço;
- Fórmulas personalizáveis para definição do preço de venda;
- Romaneio e controle de entrega.
Confira todas as funcionalidades do Zeus Gestão e a agende uma demonstração.