O erro na apuração dos impostos de sua empresa pode impactar muito mais do que se imagina. Normalmente a primeira coisa que vem à cabeça é: prejuízo financeiro. Mas, as falhas nos cálculos podem ir muito mais além, culminando em multas ou taxas para regularização que podem matar o seu negócio.
Sabemos que a legislação tributária brasileira é bastante complexa, e acompanhar para atuar em conformidade com as leis não é nada fácil.
Para evitar isso, vamos falar sobre os principais erros na apuração dos impostos que são mais comuns e que devem ser evitados, bem como algumas dicas que você pode começar a aplicar ainda hoje e evitar os impactos dos erros abaixo. Confira a seguir:
#01. Pagar impostos em excesso
Pagar tributos em excesso é algo bastante comum no dia a dia das empresas, independente do seu ramo de atividade ou porte.
O pagamento em excesso consiste basicamente na realização de cálculos incorretos, por erro na alíquota ou na base de cálculo.
O contrário também pode ocorrer, e quando se paga impostos a menos pode fazer com que o negócio seja multado, enfrente processos e tenha sua reputação abalada.
Para resolver esse problema é preciso estar bem atualizado com a legislação. E essa atualização deve ser contínua tanto no seu sistema de gestão, como também na empresa que realiza a sua assessoria contábil.
#02. Aplicação da tributação errada
Você sabia que em algumas situações a tributação pode até ser isenta? Em muitas situações a empresa pode não estar colhendo os benefícios de alguma tributação e estar aplicando-a de forma errada.
Por isso a importância de manter não somente a atualização perante a legislação de forma humana, como também automatizar os processos através de softwares que facilitem esse trabalho.
#03. Descaso com a legislação
Toda semana, novas leis são editadas e publicadas. Isso pode impactar na contabilidade da sua empresa, principalmente em tributos. Um ótimo exemplo disso são regras como as mudanças do Simples Nacional ou a entrada do eSocial.
A dica é simples: estude pelo menos o básico da legislação tributária conforme o porte e segmento do seu negócio. Agora, com a sua informação básica, converse com o seu contador para que ele te oriente com clareza e antecedência em como se adequar às atualizações.
#04. Erro na escolha do regime tributário
Os três regimes: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, contam com regras distintas. Decidir em qual regime se encaixar é de suma importância para o negócio.
Quando não se avalia os prós e contras de cada regime, há o risco de se encaixar no regime errado e trazer impactos negativos e que podem durar por muito tempo, haja vista que a mudança de regime só poderá ocorrer no próximo exercício fiscal.
Através dos dados da sua empresa e relatórios gerados por seu sistema de gestão, simule junto à sua contabilidade e avalie qual o melhor regime para a sua empresa.
#05. Não contratar serviços especializados
Fazer tudo sozinho e cuidar de processos que estão acima de sua capacidade operacional e técnica pode gerar muitos problemas para a sua empresa.
Não precisa se tornar um expert em legislação tributária, mas também não pode ignorar tudo e deixar somente nas mãos da sua assessoria contábil.
Para evitar dores de cabeça contrate uma boa assessoria contábil e implante um sistema que usa a tecnologia para automatizar rotinas. Esse sistema deverá facilitar o serviço complexo e rotineiro da contabilidade, a fim de reduzir significativamente possíveis confusões.
O Zeus Gestão te ajudará a ficar sempre um passo à frente
Estar sempre em dia com as obrigações fiscais evita muitas dores de cabeça e prejuízos. Manter-se quite com o Fisco brasileiro em meio a tantas obrigações fiscais acessórias é bastante complexo. O Zeus Gestão te ajudará a ficar sempre um passo à frente.
- Nota Fiscal de Entrada e Saída;
- Operações Fiscais;
- Substituição Tributária;
- Configuração de tributação para todo o país;
- Tributação no ECF;
- Entrada pelo XML e pela chave da NF-e;
- Controle de NF-e’s emitidas em favor de sua empresa;
- Manifestação de Destinatário;
- Inventário Fiscal;
- SINTEGRA;
- DIC;
- EFD ICMS-IPI (SPED Fiscal);
- EFD Contribuições (SPED PIS/COFINS);
- Nota da Gente;
- Tributação para Simples, Lucro real e presumido.
Confira todas as funcionalidades do Zeus Gestão e a agende uma demonstração.