O Dia do Cliente está chegando, comemorado dia 15 de setembro, momento em que o comércio costuma homenagear seus consumidores com a intenção de estreitar a relação com sua base de compradores. Desse modo, muitos descontos, campanhas e promoções podem aparecer. Algumas empresas inclusive decidem investir em oferecimento de brindes, sorteios de produtos e serviço, tudo para conquistar o cliente e aumentar as vendas em um período do ano que há pouca procura de produtos e serviços. Essa fidelização é extremamente necessária, afinal, clientes satisfeitos costumam não somente comprar novamente, mas também indicar para outras pessoas conhecidas sobre o produto ou serviço, aumentando assim a rede de clientes e o lucro.
O Dia do Cliente é a única data do calendário comercial no mês de setembro que tem maior potencial de vendas e que possa gerar maior faturamento com ações e estratégias. A maior vantagem dessa data é que ao contrário de outras datas que tem um público-alvo bem direcionado como Dia das Mães, Dia das Crianças, é que todas as pessoas são clientes. Dessa forma, dá para utilizar de estratégias que atinjam todos os públicos, não só de uma faixa específica.
Agora que você já sabe da importância e da necessidade dessa data para o período, confira algumas dicas que podem ser essenciais para ter sucesso nas vendas nessa data.
Planeje ações de marketing
Para garantir uma maior eficiência nas vendas nesse período é importante que haja um planejamento e que seja feito com antecedência.
Busque criar uma identidade visual para a sua campanha, e que valorize o consumidor, algo que coloque ele como foco principal de toda ação, afinal é uma data comemorativa em homenagem a ele.
Elabore promoções reais
Quando falamos em descontos e promoções, não estamos falando de pequenos descontos ou promoções sem vantagem. Afinal o consumidor de hoje em dia reconhece o significado da “metade do dobro”, ou seja, não adianta inflar os preços e depois simular promoções. Isso pode prejudicar e muito a sua empresa, pois muitos consumidores tem acesso as redes sociais e podem expor promoções falsas, podendo prejudicar a sua empresa.
A dica é: aproveite para “queimar” algum produto que está no estoque há tempos ou algum serviço desatualizado.
Aproveite para fazer o lançamento de produtos
Aproveite a visibilidade dessa data para realizar lançamentos e novidades de produtos, assim você consegue atrair clientes para esse produto, podendo fidelizar clientes para as próximas datas ou até mesmo oferecendo um desconto exclusivo na realização da compra desse produto ou serviço. Outra opção interessante para a data é proporcionar uma edição limitada de algum item.
Distribua brindes e faça sorteios
Oferecer brindes personalizados com o nome ou logotipo da empresa é uma excelente ideia para garantir que o cliente se lembre do seu negócio. Por isso invista nesses personalizados como canecas, canetas, entre outros. Outra ideia interessante que pode investir é na realização de sorteios em que você possa montar uma ficha de cadastros de clientes em potencial para sua empresa entrar em contato futuramente para oferecer promoções em outros períodos.
Use a data para fidelizar clientes
Se você pretende fidelizar o seu cliente, disponha de vantagens para ele continuar comprando com você. Sua empresa deve mostrar recorrência, sempre oferecendo produtos e novidades no mercado que atraia e que seu público se identifique. Essa dica serve para qualquer ramo. Essa é uma boa ideia para as próximas datas comemorativas que estão por vir e que tem maior visibilidade, como Dia das Crianças, Copa, Black Friday
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