Qual negócio que não deseja vender mais? Aumentar o seu ticket médio? A Black Friday vem como uma excelente oportunidade para isso. Um estudo encomendado pelo Facebook e divulgado pela revista Exame, aponta que a intenção de compra dos brasileiros para a data subiu 29% em relação a 2020.  Mas, antes de irmos direto às estratégias de aumento das vendas, recomendamos que leia o nosso artigo:

Como se preparar para a Black Friday 2021?

#01. Leve a fase do planejamento à sério.

Basta seguir as dicas do artigo que recomendados acima, e verá que deixar tudo para última hora só aumenta o risco de imprevistos, como a falta de produtos, queda na qualidade de atendimento ou incapacidade em entregar os serviços.

#02. Revise a imagem de sua empresa

Lembre-se sempre que muitos dos clientes buscam informações sobre a sua empresa nos meios digitais: Google, Facebook, Instagram, Youtube, Reclame Aqui, etc. Revise como anda a imagem de sua empresa e os dados da mesma. Reveja todos os dados de contato, endereços e demais informações nesses canais.

#03. Esteja presente em multicanais

Após a revisão da presença digital de seu negócio, é hora de avaliar em qual canal o seu público-alvo está. Se ele é mais conectado, promova as suas ofertas e campanhas nas redes sociais e trabalhe as vendas pelo WhatsApp. Temos um artigo especialmente que poderá te ajudar nisso:

15 dicas de como vender pelo WhatsApp

#04. Avalie a possibilidade de vendas on-line

Além do artigo acima, com as vendas pelo WhatsApp, avalie a possibilidade de vendas em diversos canais digitais. Alguns dos canais mais utilizados são: Loja Virtual própria, Facebook Marketplace, Instagram Shopping, Mercado Livre, OLX, Shopee, Marketplaces como Magazine Luiza ou Amazon, e tantas outras opções online. Avalie dentre todas essas e demais opções, quais delas o seu negócio consegue se adequar e utilize-as para expandir e aumentar o alcance de suas vendas.

#05. Crie campanhas visualmente atrativas

Seja para a divulgação no meio digital ou físico, trabalhar bem visualmente a campanha Black Friday poderá torna-la mais atrativa e chamar ainda mais a atenção do cliente. Estudos comprovam que design gráfico vai muito além de uma imagem e pode passar, não somente informação, como também despertar emoções. Ou seja, uma boa imagem visual, pode gerar uma excelente venda.

#06. Faça o seu atendimento encantar o cliente

Imagina a experiência do cliente que não somente teve um excelente desconto aliada a um atendimento perfeito? Nem sempre o desconto valerá a pena se o atendimento deixar a desejar. Assim, treine a sua equipe para um atendimento humanizado e que não somente ofereça o que o cliente deseja, como também possa superar as suas expectativas.

#07. Ofereça as melhores formas de pagamento

Facilite as formas de pagamento para os seus clientes. Veja o máximo de parcelas que poderá oferecer, sem que comprometa o seu lucro. Ofereça também formas práticas de pagamento, como o Pix, link de pagamentos, QR Code, pagamentos on-line e etc.

#08. Capriche nas entregas

Caso trabalhe com entrega, entenda que a tendência será o aumento nas demandas. Assim é preciso analisar e se preparar para esse aumento. Além disso, estude formas de utilizar a entrega também como uma oferta ou atrativo, como: descontos no frete ou até mesmo frete grátis.

#09. Acompanhe os resultados das suas vendas

Caso tenha iniciado a sua Black Friday antes do tempo, é possível realizar alguns ajustes durante o período da vigência promocional. Acompanhe as suas vendas para avaliar se as estratégias estão trazendo resultados positivos ou não. Caso haja algum ponto que esteja prejudicando as vendas, faça rapidamente os ajustes necessários e continue a acompanhar os números.

#10. Não esqueça do pós-venda

A Black Friday pode até ter uma data definida, mas o seu relacionamento com o cliente não. Mesmo após o período promocional, manter o relacionamento com o cliente garantirá ainda mais a sua fidelização. Saiba mais em:

Pós-venda: estratégias que fidelizam o cliente e trazem ótimos resultados

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